Dicas de ballet

Sejam bem vindos! Aqui vocês encontram dicas, imagens, gifs, artigos, vídeos e tudo mais que compõe a vida de uma bailarina. Mandem sua sugestão,pergunta ou crítica para nossa Ask, email ou Facebook. Confira nossas categorias abaixo:

Gifs

Imagens

Artigos em geral

Sapatilha de Ponta

Alimentação e Nutrição

Eu Danço! (Publique aqui sua foto)

Vídeos e áudios

Asks respondidas

textos e frases e poesias

Sobre o Blog

Terminologia do Ballet

Dicas para melhorar se desenvolvimento

Dicas de Flexibilidade

Cisne Negro

Ballet: Histórias de Superação

Dicas Técnicas

Colo de Pé

Ballet e Ortopedia

Ballet de Repertório

Ballet Adulto

Participe do Ask.fm do Dicas de Ballet

Quem Escreve o Blog

Bailarinos e Bailarinas de talento são aqueles que buscam além de treinar seus corpos, treinar tambémsuas mentes. Bem vindos!
Recent Tweets @Dicas de Ballet
Mereceu Like
Quem nós Seguimos

Para entender melhor.

Existe passos no Ballet clássico que tem várias variações o que confunde um pouco as vezes o comprendimento. Um deles é o Battement.

Terminologia: Batidas-A melhor tradução para os battements seria: “batimentos compassados da perna e do pé”. Mas basicamente a palavra battements, no ballet deve ser explicada com “extensão da perna e do pé e seu retorno à posição inicial”.

Suas variações:

  • Battements Tendu: (batimento esticado) - é a base de toda a técnica, pois faz trabalhar os músculos e ligamentos da perna. No degagé a tensão dos músculos da perna deve ser completa, isto é, da coxa à panturrilha (barriga da perna) e ao peito do pé até chegar à ponta dos dedos. Quando a perna volta à posição inicial é absolutamente necessário relaxar a tensão destes músculos. A perna deve ir ao degagé indo o mais longe possivel sem alterar a posição dos quadris.


  • Battements jeté (glissé): (batimentos jogado/ (escorregado) - são iguais ao tendu simples, sendo que a perna que trabalha em vez de fazer o degagé no chão, levanta-se a uma altura aproximada de 6 a 10cm do chão cada vez e retorna a posição inicial. Deve-se arrastar fortemente o pé no chão cada vez cada vez que a perna sai,havendo portando um melhor trabalho de pé, o qual deve ser esticado ao máximo. É um movimento preciso e seco.

  • Battement pour la batterie: (batimento para bateria)-batterie designação da escola francesa para passos batidos em série. Exercícios que preparam a musculatura e a movimentação para passos de bateria ou batidos, as pernas trocam de lugar o nº de vezes que é exigido

  • Battement fondu: (batimento fundido) - é um exercício no qual as duas pernas dobram e esticam ao mesmo tempo, sendo que a perna do chão sustenta o peso do corpo ( base) e a outra flexiona na altura do cou de pied e estica devant (na frente), a la seconde(ao lado) e derrière(atrás)- em degagé a terre(no chão) ou en l’air( no ar) a 45° ou 90°.


  • Battement soutenu: (batimento sustentada)-partindo da 1ª ou 5ª posição, demi-plié faz-se um degagé fondu numa das 3 direções e fecha-se em 5ª posição sobre a meia ponta ou ponta, sustentando por um determinado tempo e em seguida voltando à posição inicial.


O battement soutenu pode ser feito devant, a la seconde, derrière, dessous, dessus, en tournant en dedans ou en dehors (girando para dentro ou para fora em relação à perna de base).

  • Battement frappé: (batimento batido) - exercício muito importante para o trabalho dos pés, das pontas e para adquirir movimentos rápidos e precisos. Da rapidez as pernas e agilidade aos pés. Começando sempre com uma preparação onde é feito um degagé a la seconde. A perna do degagé vem numa linha reta até o cou de pied condicional (amarrado) e abre a frente, idem ao lado e em cou de pied derrière encostar somente o calcanhar no tornozelo do pé de base e estica ao lado num movimento seco e preciso. Neste movimento sai arrastando a ponta do pé pelo chão até esticar totalmente a perna e voltar a posição inicial.

Vejam as variações de Battemant frappé:

  • Doublé battement frappé: é o mesmo principio do battement frappé simples narrado acima, com a diferença de batter duas vezes sobre o tornozelo de base frente trás ou vice-versa, antes de abrir.
  • Triplo
  • Em l’air
  • Par terre

Continua….