Dicas de ballet

Sejam bem vindos! Aqui vocês encontram dicas, imagens, gifs, artigos, vídeos e tudo mais que compõe a vida de uma bailarina. Mandem sua sugestão,pergunta ou crítica para nossa Ask, email ou Facebook. Confira nossas categorias abaixo:

Gifs

Imagens

Artigos em geral

Sapatilha de Ponta

Alimentação e Nutrição

Eu Danço! (Publique aqui sua foto)

Vídeos e áudios

Asks respondidas

textos e frases e poesias

Sobre o Blog

Terminologia do Ballet

Dicas para melhorar se desenvolvimento

Dicas de Flexibilidade

Cisne Negro

Ballet: Histórias de Superação

Dicas Técnicas

Colo de Pé

Ballet e Ortopedia

Ballet de Repertório

Ballet Adulto

Participe do Ask.fm do Dicas de Ballet

Quem Escreve o Blog

Bailarinos e Bailarinas de talento são aqueles que buscam além de treinar seus corpos, treinar tambémsuas mentes. Bem vindos!
Recent Tweets @Dicas de Ballet
Mereceu Like
Quem nós Seguimos

Resolvi reunir e resumir em três posts todas as dicas que o blog tinha em seu histórico para vocês meninas que estão começando ou que que querem mais informações.

Vamos lá, começando pela compra:

Contribuição de: http://bailarinadecorpoealma.blogspot.com.br/

Comprar sapatilha de ponta para crianças e adolescentes é um pouco complicado, porque você tem que ficar trocando o número. Se for a sua primeira compra, eu recomendo que vá acompanhada de sua professora ou de alguma colega mais experiente.
Porém, darei dicas de como saber se a sapatilha está no tamanho e tipo adequados dos seus pés.


Peça para a vendedora lhe oferecer uma sapatilha para iniciantes (é bom ir com recomendações da professora, já que tem vendedoras que não sabem dar informações adequadas). Eu recomendo a Capézio Partner 180; ela é ótima para iniciantes, pois sustenta a bailarina na medida certa para a execução de passos simples, que não exigem tanta força ou sustentação;

  • Quando for escolher o número, peça 1,5 ou 2 números acima do que você calça normalmente. Essa é geralmente a medida para as sapatilhas de ponta;
  •   Para saber se o número da sapatilha está correto, faça grand pliés. Se a a sapatilha estiver se “mexendo” ou saindo do calcanhar, está folgada; se sentir que seus dedos estão apertados ou que o peso do seu corpo não está bem distribuído nos pés (se seus pés estiverem “caindo” para frente ou para trás), ela está apertada. O número estará adequado quando você sentir seu peso bem distribuído nos pés e com boa sustentação. Não esqueça de experimentar com a meia calça e a ponteira!

·                     Sapatilha boa é sapatilha confortável! (em repouso)


Agora vamos costurar! :

Costurando as fitas:

Duas fitas cor-de-rosa de cetim (cada uma medindo mais ou menos 50 cm) são necessárias para cada sapatilha de ponta. Esta fita é brilhante em um lado e áspera no outro. O lado áspero será colocado para dentro (de encontro ao pé) para ajudar a firmar a sapatilha.

1) Pegue a sapatilha e dobre o salto (a parte de tecido que envolve o calcanhar) para frente, em direção à sola. Coloque a fita dentro da sapatilha, logo depois da dobra do salto, e marque levemente a sapatilha com uma caneta ou um lápis.


2) Para certificar-se do acerto na marca, observe se ela está próxima da costura lateral da sapatilha (aquela que todas têm). A marca deve estar ou no meio da costura ou um pouco antes dela, em direção ao calcanhar.


3) Ao costurar, não se esqueça de que o lado brilhante da fita deve ficar para fora. Costure sempre no contorno da fita. Atravesse toda a espessura da fita, mas somente o forro branco da sapatilha. Os pontos não devem atravessar o cetim.

4) É bom também “entortar” um pouco a posição da fita, deixando-a na diagonal, já que essa é a  posição de amarrar as fitas. Tenha também o cuidado de não costurar o elástico da sapatilha, porque isto impedirá o ajuste apropriado. Você saberá que furou o elástico se for difícil puxar a agulha na volta da costura.



5) Para impedir que as fitas desfiem, ponha fogo em suas extremidades (mas muito rapidamente, e bem pouquinho!). Cuidado: isto deve ser feito somente por um adulto. Também pode-se passar esmalte para evitar tal fato.


Costurando o elástico

O comprimento de elástico depende muito da sua elasticidade e do tamanho do seu pé. Normalmente, usam-se uns 12 cm para cada sapatilha. O elástico deve estar razoavelmente apertado (mas não o bastante para parar a circulação!). Comece da mesma maneira que começou para fixar as fitas: dobrando o salto em direção à sola. Dessa vez, coloque o elástico mais perto do calcanhar, e não na direção dos dedos. Na costura deste, também deve haver um pequeno ângulo de inclinação. Não se esqueça de não costurar através do cetim da sapatilha, assim como nas fitas.


Continua no próximo post…. 


  1. lua-amore reblogou esta postagem de dicasdeballet
  2. dancewithbruna reblogou esta postagem de dicasdeballet
  3. lets-aninha-silva reblogou esta postagem de dicasdeballet
  4. lucylepesqueur reblogou esta postagem de dicasdeballet
  5. cultcute reblogou esta postagem de dicasdeballet
  6. thedarkest-shade reblogou esta postagem de dicasdeballet
  7. nevesgonzaga reblogou esta postagem de dicasdeballet
  8. m9arina reblogou esta postagem de dicasdeballet
  9. coisadebailarina reblogou esta postagem de dicasdeballet
  10. dicasdeballet publicou esta postagem