Dicas de ballet

Sejam bem vindos! Aqui vocês encontram dicas, imagens, gifs, artigos, vídeos e tudo mais que compõe a vida de uma bailarina. Mandem sua sugestão,pergunta ou crítica para nossa Ask, email ou Facebook. Confira nossas categorias abaixo:

Gifs

Imagens

Artigos em geral

Sapatilha de Ponta

Alimentação e Nutrição

Eu Danço! (Publique aqui sua foto)

Vídeos e áudios

Asks respondidas

textos e frases e poesias

Sobre o Blog

Terminologia do Ballet

Dicas para melhorar se desenvolvimento

Dicas de Flexibilidade

Cisne Negro

Ballet: Histórias de Superação

Dicas Técnicas

Colo de Pé

Ballet e Ortopedia

Ballet de Repertório

Ballet Adulto

Participe do Ask.fm do Dicas de Ballet

Quem Escreve o Blog

Bailarinos e Bailarinas de talento são aqueles que buscam além de treinar seus corpos, treinar tambémsuas mentes. Bem vindos!
Recent Tweets @Dicas de Ballet
Mereceu Like
Quem nós Seguimos

Lendo último post você identificará suas dificuldades e nesse verá os exercícios para melhorar cada um.

*Fortalecimento dos pés (tornozelos também)

 

    1. Suba em elevé com os dois pés, então faça um plié forçando o colo do pé para baixo. Estique as pernas e desça os calcanhares devagar. Você pode fazer esse exercício em primeira, segunda e quinta posições e em com os pés paralelos e sexta posição.
  • Faça elevés com um pé, mantendo o outro em coupé. Faça em média 16 elevés em cada pé.
  • Fique com a parte anterior (peito) dos pés em cima de um degrau ou qualquer superfície mais elevada, mantenha os calcanhares num aposição mais baixa em relação ao degrau e faça elevés. Trabalhe os dois pés de uma vez e só quando realmente se sentir confiante tente trabalhar um pé de cada vez. Lembre-se de se apoiar em algum lugar para evitar acidentes.
  • Sente-se com uma perna esticada, movimente o pé de flexpara ponta passando devagar pela meia-ponta. Tente ao máximo fazer seus dedos tocarem o chão.
  • Sente-se com as duas pernas esticadas à frente (como se estivesse em primeira posição), faça o mesmo movimento do exercício anterior, mas com as duas pernas en dehors, tentando encostar os dedos mindinhos no chão.

**Fique na mesma posição q a bailarina acima, só que ao invés de puxar os pés para si você os forçará para o lado de fora, tentando encostar o dedo mindinho de cada um no chão.

Obs.: Desconsidere as imagens onde as bailarinas usam ponta, os exercícios devem ser feitos com a sapatilha de meia ponta.

*Para pés tensos:

  • Sentada com com os dois pés no chão ou um de cada vez, escorregue um pé em direção ao corpo, lentamente elevando -o à meia pont com o arco forçado. 
  • Os dedos devem permanecer no chã e a bailarina deve sentir o alongamento embaixo do pé.
  • Continue com outro exercício em que com as duas ou uma perna esticada de cada vez, estique os pés na frente e depois flexione primeiro só os dedos e depois o pé inteiro. Faça como segundo a sequenciada imagem.

Obs.: Desconsidere as imagens onde as bailarinas usam ponta, os exercícios devem ser feitos com a sapatilha de meia ponta.

*Musculatura da perna e abdômen

Ter uma musculatura abdominal forte é essencial para o trabalho na sapatilha de ponta.

- Abdominais: As abdominais funcionam bastante bem. Faça 3 séries de 12 repetições, no mínimo. Faça-o em qualquer superfície limpa no chão de sua casa.


A forma de fazer os exercícios abdominais em casa, e a repetição, são fundamentais. Deite-se com as costas no chão e dobre os joelhos, de seguida levante um pouco as costas até sentir o esforço no abdominal. Volte à posição inicial e repita. Se quiser, poderá pegar num peso por trás da nuca, para tornar o exercício mais difícil.

Lembrando: A abdominal é um execício localizado, mais todos os exercícios anteriores também reforçam os músculos: pliés, elevés e todos os outros.

Então, não é nescessário se fazer musculação para o ballet, pelo contrário! a musculação torna o corpo pesado e dificulta o desenpenho no ballet.

O mais recomendável se deseja complementar os exercícios é o Pilates. Ele foi criado para bailarinos e bailarinas cuidarem do seu corpo.

Agora é só praticar! 

  1. smilepollo reblogou esta postagem de dicasdeballet
  2. lettersfromthe-sky reblogou esta postagem de dicasdeballet
  3. koyunuko reblogou esta postagem de dicasdeballet
  4. dessatiszy reblogou esta postagem de dicasdeballet
  5. dancewithbruna reblogou esta postagem de dicasdeballet
  6. karinesidiane reblogou esta postagem de dicasdeballet
  7. a-nutelleira reblogou esta postagem de dicasdeballet
  8. uma-pausa-pro-cafe reblogou esta postagem de dicasdeballet
  9. s2vampires2 reblogou esta postagem de dicasdeballet
  10. maristelaqueirozz reblogou esta postagem de dicasdeballet